terça-feira, 25 de agosto de 2009

Linfoma de Burkitt




Também conhecido como linfoma da célula B,é Um tumor da glândula linfática classificada como linfoma não-Hodgkin. Inicialmente, foi descrito entre as crianças africanas, mas agora foi descrita com maior freqüência entre as crianças americanas.

O linfoma de Burkitt africano está estritamente relacionado ao vírus Epstein-Barr (EBV), a causa primária da mononucleose infecciosa. A forma americana do linfoma de Burkitt é menos relacionado ao EBV. Os dois tipos de tumor são derivados de uma linha de células imunológicas chamadas de linfócitos B.

O linfoma de Burkitt pode ser observado primeiro como um inchaço dos linfonodos no pescoço ou abaixo do maxilar, que não é associado a infecção anterior. Normalmente são doloridos. Diferentes dos nódulos pós-infecção, estes linfonodos se desenvolvem muito rapidamente. Esta doença pode iniciar em outras partes do corpo.


Recentemente, foram reconhecidas anormalidades cromossômicas em células de tumor. Uma delas consiste em um gene translocado (um gene que aparece inesperadamente em um outro cromossomo). Neste caso, um gene que normalmente é encontrado no cromossomo 8 é encontrado no cromossomo 14.

Um comentário:

  1. Vc s não tem nenhum pudor? Exibir o rosto de uma criança desta forma? Vc não ouyviram falar de filtros e más caras de seleção no photochop para desfoque. Eu posso mandar a imagiem

    ResponderExcluir