sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Esclerodermia



Esclerodermia é um termo utilizado para descrever um espectro de condições caracterizadas pelo endurecimento e/ou espessamento da pele e pela fibrose dos tecidos envolvidos. É didaticamente dividida nas formas sistêmica e localizada.1,2 A forma localizada, também conhecida por morféia, distingue-se pelo envolvimento predominantemente cutâneo, mas com possibilidade de acometimento ocasional dos músculos subjacentes, ao passo que os órgãos internos, geralmente, são poupados.

Insulinoma




O insulinoma é um tumor do pâncreas. Deriva das células beta que, apesar de reterem a capacidade de sintetizar e secretar insulina, tornam-se autónomas do normal mecanismo de regulação (homeostase). O diagnóstico de um insulinoma advém de índices elevados de insulina, proinsulina e péptido C: é confirmado posteriormente por angiografia.Os insulinomas são tumores neuroendócrinos raros com uma incidência estimada de 1 a 4 novos casos por milhão de pessoas por ano. O insulinoma é um dos tipos mais comuns de tumor que surge das células das ilhotas de Langerhans (tumores endócrinos pancreáticos). Estimativas de malignidade (metástases) variam de 5% a 30%. Mais de 99% dos insulinomas se originam no pâncres, com alguns raros casos de tecido pancreático ectópico. A maioria dos insulinomas é pequeno, com menos de 2 cm.

Pacientes com insulinomas geralmente desenvolvem sintomas neuroglicopênicos. Estes incluem dor de cabeça recorrente, letargia, diplopia e visão borrada, particularmente durante exercício físico ou jejum. A hipoglicemia severa pode resultar em ataques epiléticos, coma e danos neurológicos permanentes. Os sintomas que resultam da resposta catecolaminérgica à hipoglicemia (tremor, palpitações, taquicardia, sudorese, fome, ansiedade e náusea) não são tão comuns e ganho súbito de peso...

Os seguintes exames de sangue são necessários para diagnosticar o insulinoma:

glicose
insulina
peptídeo C

Se disponível, um nível de proinsulina pode ser útil. Outros exames de sangue podem ajudar a descartar outras condições que possam causar hipoglicemia
O tratamento definitivo é a remoção cirúrgica do insulinoma

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Teste de vacina contra Aids reduz pela primeira vez risco de infecção


Uma vacina experimental contra a Aids diminuiu, pela primeira vez, o risco de infecção pelo vírus HIV, afirmam cientistas...

Esta foi a primeira vez que uma vacina experimental demonstrou capacidade de prevenir infecções do HIV e, segundo dados divulgados pelo exército americano, principal patrocinador da pesquisa, a vacina é segura e 31% eficiente em evitar o contágio do vírus causador da AIDS.O estudo começou em outubro de 2003 com voluntários das províncias tailandesas de Rayong e Chon Buri. Os 16.402 homens e mulheres tinham idades entre 18 e 30 anos e apresentavam diferentes níveis de risco para o contágio de HIV.O grupo foi dividido em duas partes: uma testaria duas drogas experimentais, enquanto a outra receberia apenas um placebo – ou seja, uma vacina sem nenhum medicamento. As duas vacinas verdadeiras eram a ALVAC-HIV, desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, e a AIDSVAX B/E, desenvolvida pela americana Vaxgen Inc e licensidada pela Global Solutions for Infectious Diseases (GSID). As duas se baseiam no subtipo B e E do HIV, que normalmente circulam na Tailândia.

Na análise final, 74 dos 8.198 do grupo do placebo estavam infectados, contra 51 dos 8.197 participantes que receberam a vacina. Esse nível de prevenção foi considerado estatisticamente relevante – apesar de a vacina não ter tido efeito algum na quantidade de vírus encontrada no sangue dos voluntários que adquiriram HIV durante o estudo.
Mais pesquisas são necessárias para entender como a vacina reduz o risco de infecção. O estudo foi liderado por Supachai Rerks-Ngarm, ministro do Departamento de Saúde Pública para Controle de Doenças da Tailândia, e patrocinado pelo exército americano, pelo Institudo Nacional de ALergiais e doenças Infecciosas dos Estados Unidos, pela Sanofi Pasteur e pela GSID.O resultado intrigou os pesquisadores, que disseram não entender por que a combinação de vacinas funcionou. Críticos diziam que o teste seria antiético e um desperdício de dinheiro, já que não havia expectativa de que a vacina funcionasse

Enquanto trabalham para determinar quais são os próximos passos do estudo, pesquisadores têm uma certeza: a descoberta representa um grande passo na pesquisa de vacinas para a AIDS.


links para a matéria:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/vacina-contra-aids-apresenta-resultados-24092009-22.shl
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1316351-5603,00.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u628646.shtml

Necrose

Neoplasia monoclonal

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estress crônico causa danos ao cérebro.



O estresse crônico pode levar a conseqüências danosas não apenas para a saúde de modo geral, mas também para o cérebro. A afirmação foi feita por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, a partir de pesquisa que mostrou que o aumento no hormônio causador de estresse leva a problemas de memória em idosos e a dificuldades de aprendizado em crianças e adolescentes.

“O estresse tem se tornado cada vez mais comum e aceito em nossas vidas. Muitos estudos têm mostrado os impactos negativos desse problema na saúde física, como na pressão alta ou em problemas cardíacos, mas poucos têm se preocupado com os efeitos na saúde mental”, disse Sonia Lupien, líder do estudo e diretora do Laboratório de Pesquisa do Estresse do Centro de Pesquisa do Hospital Douglas, da universidade canadense.

Os pesquisadores mediram as taxas de cortisol - hormônio produzido pelas glândulas supra-renais e liberado em situações estressantes - em idosos, em períodos de três a seis anos. Os resultados encontrados mostram que os indivíduos com maiores níveis de cortisol tiveram pior aproveitamento em testes de memória.

Além disso, tinham um hipocampo - parte do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória - notadamente menor. “O estudo claramente indica os efeitos negativos do estresse a longo prazo. Isso ajuda a explicar por que alguns idosos apresentam precárias funções cerebrais e outros, não. Talvez, com uma intervenção num estágio inicial, possa ser possível modificar os níveis de cortisol para estimular as funções cerebrais”, disse Sonia, em comunicado da Universidade McGill.

Os pesquisadores também investigaram os efeitos do problema em crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Os resultados indicaram que, entre adolescentes, mesmo um grande aumento nos níveis de cortisol leva a danos na memória que podem ser reversíveis.

O estudo comparou também as taxas de cortisol em crianças de diferentes classes socioeconômicas e verificou que as de classes mais baixas apresentavam taxas maiores. “O estresse é um importante modulador da função cerebral também em crianças e adolescentes. A conclusão é que pessoas de todas as idades estão expostas ao problema e, por conta disso, precisamos levar em conta a relevância desse fator na saúde mental”, concluiu a pesquisadora.

O melhor remédio...!!


Sexo emagrece, alivia dores,reduz riscos de doenças do coração e muito, muito mais!!!

>> REDUZ DOENÇAS CARDÍACAS
Estudo realizado em 2001 pela Queens University, do Canadá, concluiu que homens que transavam três ou mais vezes por semana reduziram o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pela metade. É fácil entender por quê. Durante o ato sexual ocorre uma descarga de adrenalina que aumenta a frequência cardíaca e estimula a irrigação de sangue. Já no momento do orgasmo a liberação de endorfina relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, facilitando a fluidez do sangue e diminuindo o risco de entupimento de veias.

>> COMBATE A DEPRESSÃO
Além da endorfina, se divertir na cama libera serotonina, dopamina e ocitocinas. Juntos esses neurotransmissores ajudam a levantar o astral, já que promovem bem-estar, relaxamento, dão ânimo e renovam as energias.

>> ADIOS, DOR
Usar a velha desculpa de que estar com dor de cabeça para adiar o sexo não cola mais. A endorfina liberada durante o bem-bom funciona como analgésico natural e atenua dores de cabeça, nas costas e tensões. E o melhor; sua ação se prolonga após o ato sexual.

>> MAI SEXO, MENOS CALORIAS
Uma transa vigorosa queima em torno de 200 calorias, garante o urologista e terapêuta sexual Celso Marzano. Isso equivale ao mesmo que correr por quinze minutos. "A pulsação cardíaca sobe de 70 batimentos por minuto pra 150,a mesma que de um esportista em esforço máximo", explica o médico. Ok, você não precisa virar uma atleta na cama ou trocar o exercício pelo sexo. Mas pode usá-lo como um complemento no combate ás gordurinhas...

TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES (TCG)


É um tumor benigno das epífises dos ossos longos e raro
nos maxilares8. Embora benigno tem grande tendência para
produzir significativa destruição, recidiva local e, por vezes, metastizar.
Alguns autores consideram que o TCG é uma variação do granuloma central de células gigantes(GCCG) , enquanto que outros o distinguem, considerando-o como
uma entidade à parte. Quer num caso quer noutro é um
tumor raro nos maxilares, podendo apresentar um crescimento
lento e com expansão óssea ou de crescimento rápido com dor
e parestesi.

Histologicamente é semelhante ao GCCG caracterizado
pela presença de numerosas células gigantes multinucleadas
com dispersos fibroblastos mononucleares. Pequena produção
de colagénio. As células gigantes do TCG são maiores e com
núcleo também maior que as correspondentes no GCCG. A
formação de osteóide é menos frequente do que no GCCG.
Tem predilecção pela adolescência, embora possa aparecer
em qualquer idade, com maior afinidade para a mandíbula (3:1)
e nesta pela região molar.Assim, pode haver tumefacção óssea com destruição das corticais e evolução lenta, responsável pela assimetria facial. Pode provocar afastamento dos dentes adjacentes, sem reabsorver as raízes e mantendo a vitalidade pulpar. Porém também pode haver reabsorção radicular associada

Sexo emagrece Veja por que


Todo mundo anda se preocupando com a balança hoje em dia. Uns por motivos estéticos, outros por saúde mesmo. E como muitos safados cientistas dizem que sexo é o melhor exercício que existe, o Sem Sacanagem! traz um momento de utilidade pública: Uma tabela de consumo de calorias referente as atividades físicas mais praticadas no planeta.

Confira e pratique!
TIRANDO A ROUPA1

Com o consentimento dela .............. 10 Cal

Sem o consentimento dela ............. 190 Cal
2 ABRINDO O SUTIÃ

Com as duas mãos ....................................... 8 Cal

Com uma mão ............................................ 32 Cal

Com uma mão, sendo espancado por ela .. 107 Cal
COLOCANDO A CAMISINHA3

Com ereção ............................... 6 Cal

Sem ereção ............................ 644 Cal
4 NA HORA DA TRANSA

Tentando encontrar o clitóris ............. 12 Cal

Tentando encontrar o ponto G .......... 348 Cal
POSIÇÕES8

Papai e Mamãe ........................ 12 Cal

Frango Assado ........................ 20 Cal

Peão de Boiadeiro .................... 89 Cal

69 deitado ............................... 10 Cal

69 em pé ................................ 912 Cal
5 APÓS O ORGASMO

Ficar na cama abraçadinho..................... 18 Cal

Virar de lado........................................... 36 Cal

Explicar para ela por que virou de lado.. 814 Cal
6 TENTANDO DAR A SEGUNDA

Se você tem de 16 a 19 anos ............... 12 Cal

Se você tem de 20 a 29 anos .............. 38 Cal

Se você tem de 30 a 39 anos ............. 112 Cal

Se você tem de 40 a 49 anos ............ 326 Cal

Se você tem de 50 a 59 anos ............ 973 Cal

Se você tem acima de 60 anos ....... 2.926 Cal
COLOCANDO A ROUPA7

Colocando a roupa calmamente .............. 32 Cal

Com pressa de se mandar ........................ 96 Cal

Com o marido dela batendo na porta.. 2.438 Cal

Pra quê academia???
Bom emagrecimento a todos!

GRANULOMA




Um granuloma é a formação de uma estrutura microscópica específica que se assemelha a um grânulo. Seu achado é facilitador do diagnóstico por ser específico de certas doenças crônicas, apesar de no início imaginava-se ser característico apenas da tuberculose. Outras doenças também formam granulomas como hanseníase, esquistossomose, sífilis, sarcoidose, doença da arranhadura de gato, algumas auto-imunes, dentre outras.



agora me diga, como esquecer isso depois da aula do prof. Flávio.
ele simplesmente pegou boa parte da turma para demostrar aquilo que é em dito e livros e demostrado em figuras, e montou a situação na sala de aula.
bem eu fui uma das vítimas...rsrsrs, más adorei. teve resistência de alguns mais no final deu certo.
aí vai turma mais um bom momento para registrar...
nada como uma fotinha, registradapelo nosso amigo Danilo.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vacina contra cocaína


"Uma notícia promissora (e apenas isto, por enquanto) no combate aos problemas do consumo de cocaína veio do Instituto de Pesquisa Scripps, Califórnia, no final do ano passado. Utilizando ratos como cobaias, os cientistas deste Instituto desenvolveram uma substância que, ao ser injetada no sangue, estimula o organismo a produzir anticorpos para combater a droga. A nova vacina impede o estado de euforia do usuário de cocaína ao combater as moléculas da droga quando elas ainda estão trafegando na corrente sanguínea. Os testes demonstraram que os níveis de cocaína encontrados no cérebro dos ratos imunizados eram 77% mais baixos que nos animais que não receberam a vacina. “Os anticorpos agem como uma esponja, absorvendo a droga e impedindo que ela chegue ao cérebro”, afirma Kim Janda, um dos divulgadores da vacina em artigo da revista Nature. Como a sensação de euforia é menor, os cientistas acreditam que o usuário perderá o estímulo para continuar utilizando a droga. A este respeito, o psiquiatra brasileiro Jorge Figueiredo explica que “a importância da vacina está no fato de tornar cada vez mais distante a lembrança eufórica dos efeitos psicoativos”. A solução do consumo desta droga ainda está longe. Não se sabe ainda os efeitos concretos que ela teria no tratamento dos dependentes, já que foi testada apenas em ratos de laboratório. Mas uma vantagem destaca-a dos remédios hoje utilizados no tratamento de usuários da droga: ela não tem efeitos colaterais. “Não devemos esquecer que a dependência de drogas é uma doença mental, para a qual não existem curas rápidas”, alerta o psiquiatra David Self, professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Por enquanto é apenas uma esperança. O que já é uma grande coisa."

Adaptação Celular



A célula normal é confinada dentro de uma faixa razoavelmente estreita de função e estrutura por seus programas genéticos de metabolismo, diferenciação e especialização; por limitações das células vizinhas; pela disponibilidade de substratos metabólico. Entretanto é capaz de dar de conta as demandas fisiológicas normais, a omeostase normal. Estresses fisiológicos um pouco mais excessivos ou alguns estímulos patológicos podem acarretar uma série de adaptações celulares fisiológicas e morfológicas, durante as quais estados constantes novos, porém alterados, são alcançados preservando a viabilidade da célula e modulando sua função como uma resposta a esses estímulos. Por exemplo, os músculos proeminentes dos fisiculturstas que praticam halterofilismo resultam de adaptações celulares, o aumento da massa muscular refletindo o aumento do tamanho das fibras muculáres individuais. Assim, a carga de trabalho é compartilhada por uma massa maior de componentes celulares, e cada fibra muscular é poupada de trabalho excessivo e, portanto, escapa de lesão. A célula muscular aumentada atinge um novo equilíbrio, permitindo que ela sobreviva em um nível mais alto de atividade. Essa resposta adaptativa denomina-se hipertrofia.

Hemorragia Interna




A hemorragia é resultante de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos. O sangue não aparece. A vítima apresenta:
Pulso Fraco
Pele Fria
Suores abundantes
Palidez intensa e mucosas descoradas
Sede
Tonturas, podendo estar inconsciente (estado de choque)


Mantenha o paciente deitado - e cabeça mais baixa que o corpo - exceto quando haja uma suspeita de fratura de crânio ou de derrame cerebral, quando a cabeça deve ser mantida levantada.

Aplique compressas frias ou saco de gelo no ponto em que a vítima foi atingida, possível local de hemorragia.

Trate como se fosse um caso de estado de choque (veja Link sobre estado de choque na página principal de primeiros socorros)

Procure um profissional de saúde imediatamente

HEMORRAGIA NASAL

Ponha o paciente sentado, com a cabeça em posição normal e aperte-lhe a(s) narinas(s) durante cinco minutos.

Caso a hemorragia não ceda, coloque um tampão de gaze por dentro da narina e um pano de toalha fria sobre o nariz. Se possível, use um saco de gelo.

Se a hemorragia continuar, o socorro dos profissionais de saúde é necessário.

HEMORRAGIA DOS PULMÕES (HEMOPTISE)

Após um acesso de tosse, o sangue sai pela boca em golfadas e é vermelho rutilante.

coloque o doente em repouso no leito com a cabeça mais baixa que o corpo.

Não o deixe falar, mantendo-o calmo.

Procure um profissional de saúde competente imediatamente.

HEMORRAGIA DO ESTÔMAGO (HEMATÊMESE)

O paciente geralmente apresenta, antes da perda de sangue:
-enjôo
-náusea

Ao vomitar, vem sangue como se fosse borra de café.

Coloque o doente deitado sem travesseiro.

Não lhe dê nada pela boca.

Aplique saco de gelo ou compressas frias sobre o estômago.

PERDA DE SANGUE - HEMORRAGIA - ANEMIA



A hemorragia digestiva ( perda de sangue pelo tubo digestivo ) é uma manifestação de muitas doenças do aparelho digestivo, e é uma causa frequente de ida à urgência dos hospitais quando a hemorragia é aguda. Mas também há perdas moderadas e discretas de sangue, a que não damos grande importância ou das quais nem nos apercebemos e, que apenas se descobrem porque uma análise ao sangue, pôs em evidência a existência de anemia.
A anemia traduz-se por uma baixa do valor normal da hemoglobina na análise do sangue e, pode ter múltiplas causas, muitas das quais, nada têm a ver com o aparelho digestivo.

As hemorragias digestivas mais volumosas, das quais nos apercebemos porque vemos o sangue exteriorizar-se, designam-se por hematemese ( o sangue, vermelho vivo ou preto, é vomitado ); por melena ( o sangue digerido, preto, semelhante a alcatrão ou borras de café é eliminado pelo ânus ); e por hematoquésia ( sangue vermelho vivo eliminado pelo ânus, com frequência também designada por rectorragia ).

A causa que provocou a hemorragia digestiva é investigada pelo médico e, tanto poderá ser uma lesão inofensiva, que cura por si em poucos dias ( por exemplo uma erosão do estômago provocada por um anti-inflamatório ) e que não necessita de qualquer tratamento, como pode ser um tumor benigno ou maligno ( cancro ) que necessita de ser tratado quanto antes.

Tem especial importância a procura da causa, quando há perda de sangue vermelho vivo pelo ânus ( hematoquésia ). A causa mais frequente destas perdas de sangue vermelho pelo ânus são as hemorróidas e a fissura anal, no entanto, depois dos 45 anos de idade o médico investiga sempre o cólon com um exame endoscópico ( colonoscopia ou fibrossigmoidoscopia + clister opaco ), para ter a certeza de que a causa da perda de sangue não é um tumor benigno ou maligno ( cancro ), que exige tratamento a curto prazo e seria erro grave não diagnosticar e tratar em curto espaço de tempo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Retocolite Ulcerativa


Retocolite ulcerativa inespecífica é uma das moléstias inflamatórias que acometem o intestino. Seus sintomas são semelhantes aos de outras moléstias do aparelho digestivo. Não se conhece a causa da retocolite ulcerativa, mas fatores genéticos e auto-imunes estão envolvidos no seu aparecimento.
A inflamação da retocolite ulcerativa inespecífica é superficial, crônica e exuberante. Atinge exclusivamente a mucosa que reveste o intestino grosso e provoca lesões contínuas nas áreas em que se manifesta. A extensão e as características das lesões determinam a gravidade do quadro.
A retocolite ulcerativa pode ter manifestações extra-intestinais como dores articulares, eritema nodoso, pioderma gangrenoso (feridas que vão ficando pretas, com infecção e pus, e exigem tratamento agressivo) e, mais raramente, alterações oculares e hepáticas.
Os principais sintomas são sangramento e diarréia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, com pus se houver infecção. As crises de diarréia são persistentes, ocorrem durante o dia e também à noite e de madrugada. Depois das refeições, o reflexo para evacuar é intenso. Por isso, muitos pacientes preferem não comer e acabam emagrecendo.
O tratamento da retocolite ulcerativa tem dois objetivos básicos: tirar o indivíduo da crise e mantê-lo em remissão. A forma clássica recomenda o uso de sulfa e de seus derivados. Quando tais medicamentos não apresentam bons resultados, os corticóides atuam com rapidez e eficiência na forma aguda da doença.
Para os pacientes que não respondem ao tratamento convencional ou se tornam dependentes da cortisona, os imunossupressores representam um recurso importante.
Nos casos de megacólon tóxico é fundamental a prescrição de antibióticos.
Recomendações
• Procure imediatamente assistência médica, se tiver sangramento intestinal ou crises persistentes de diarréia;
• Não coma alimentos que contenham fibras insolúveis (cascas de frutas, verduras, etc.) para não estimular o intestino e agravar as crises de diarréia;
• Reduza ao máximo a ingestão de condimentos picantes;
• Evite leite e derivados que podem aumentar a fermentação intestinal;
• Não beba bebidas fermentadas, como vinho, cerveja e champanhe. Os destilados estão liberados, mas não abuse deles.

fonte:www.drauziovarella.com.br/.../

Doença de Crohn



A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus. Na maioria dos casos de Doença de Crohn, no entanto, há inflamação do intestino delgado; o intestino grosso pode estar envolvido, junto ou separadamente. A doença leva o nome do médico que a descreveu em 1932.
Não se conhece uma causa para a Doença de Crohn. Várias pesquisas tentaram relacionar fatores ambientais, alimentares ou infecções como responsáveis pela doença. Porém, notou-se que fumantes têm 2-4 vezes mais risco de tê-la e que particularidades da flora intestinal (microorganismos que vivem no intestino e ajudam na digestão) e do sistema imune (mecanismos naturais de defesa do organismo) poderiam estar relacionadas.
A Doença de Crohn costuma iniciar entre os 20 e 30 anos, apesar de ocorrerem casos também em bebês ou casos iniciados na velhice. Os sintomas mais freqüentes são diarréia e dor abdominal em cólica com náuseas e vômitos acompanhados de febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada com as refeições, perda de peso, mal-estar geral e cansaço. Pode haver eliminação, junto com as fezes, de sangue, muco ou pus. A doença alterna períodos sem qualquer sintoma com exacerbações de início e duração imprevisíveis.
Não há forma de prevenção da Doença de Crohn (DC).

Pessoas já doentes são fortemente orientadas a não fumar como forma de evitar novas exacerbações. O uso crônico das medicações usadas para o controle das crises não mostrou o mesmo benefício na prevenção de novos episódios, devendo, portanto, ser individualizada a manutenção ou a suspensão do tratamento após o controle dos sintomas iniciais ou de agudização.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS



Denominam-se Doenças Inflamatórias Intestinais um grupo de distúrbios inflamatórios crônicos envolvendo os intestinos delgado e grosso, representadas pela Retocolite Ulcerativa, Doença de Crohn e pelas Colites Indeterminadas, que são formas que apresentam sinais e sintomas que podem ser comuns entre estas duas doenças. A Retocolite Ulcerativa e a doença de Crohn são doenças, as quais apresentam relatos de sua ocorrência desde o Século XIX. Os relatos históricos mostram que, após a década de 30, ocorreu um sensível aumento do número de casos relatados a nível mundial, sendo que as duas doenças apresentam na atualidade uma freqüência semelhante, com incidência aproximada de até 20 por 100.000 habitantes.
A Retocolite Ulcerativa é uma doença crônica, com característica de ser recorrente, localizada no intestino grosso (cólon), que é a porção terminal do intestino, com aproximadamente noventa centímetros de comprimento que inicia-se na porção inferior direita do abdome (cólon ascendente), terminando no reto. Esta estrutura do intestino tem como uma de suas funções, a de desidratar as fezes, e a outra,é a de armazenar fezes já formadas até o momento da evacuação. Quando a Retocolite Ulcerativa afeta o cólon, há no revestimento interno do intestino inflamação em algum segmento e formação de úlceras. A doença pode envolver todo o cólon ou somente parte, como no reto, ou mais correntemente, alguma área localizada entre eles.
A causa básica destas doença é ainda desconhecida, muito embora pesquisadores acreditam que pode ser um defeito no sistema imunológico, em que os anticorpos do próprio organismo ataquem o cólon. Outros especulam que um microorganismo não identificado seja responsável pela doença. Muito provavelmente, a combinação desses fatores, incluindo hereditariedade, podem estar envolvidos na causa.

Fonte: www.rafe.com.br

Inflamação



É uma reação caracterizada por reaçãode vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos com objetivos de destruir, diluir e isolar os agentes lesivos. Os participantes são parede vascular, células do vaso sanguíneo (inflamatórias), mastócitos, fibroblastos e macrófagos residentes no tecido conjuntivo, proteoglicana, fibras colágenas e elásticas e membrana basal. As alterações inflamatórias se dão por mediadores químicos.

Inflamação aguda

Seus três maiores componentes são: alterações do calibre e fluxo, aumento de permeabilidade e migração de leucócitos. Os seus sinais cardiais são dor, calor, rubor e tumor. O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício.Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema (tumor). Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.

1. Alterações no calibre e fluxo vascular

2. Permeabilidade vascular aumentada

3. Eventos celulares (migração de leucócitos)

4. Mecanismos de ação das moléculas de adesão

5. Quimiotaxia

6. Mecanismos de ação da quimiotaxia

7. Fagocitose (mecanismos)

8. Mediadores químicos

Fonte: http://www.patologiaonline.hpg.ig.com.br/inflamacao.htm

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

psoríase


Psoríase

O que é?

A psoríase é uma doença da pele bastante frequente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos.

Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

Manifestações clínicas

Pode apresentar-se de várias maneiras, desde formas mínimas, com pouquíssimas lesões, até a psoríase eritrodérmica, na qual toda a pele está comprometida. A forma mais frequente de apresentação é a psoríase em placas, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas (foto) na pele, bem limitadas e de evolução crônica.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inflamaçao Crônica


"Reação tecidual caracterizada pelo aumento dos graus de celularidade e de outros elementos teciduais mais próximos da reparação, diante da permanência do agente agressor".

A inflamação crônica é sempre precedida pela inflamação aguda, processo em que se desenvolvem as fases inflamatórias anteriormente citadas com o intuito de eliminar o agente agressor.

Clinicamente, nas inflamações crônicas não de observam os sinais cardinais característicos das reações agudas. Porém, todas as alterações vasculares e exsudativas que originam esses sinais clínicos continuam acontecendo, culminando com o destaque da última fase inflamatória, a fase produtiva-reparativa.

Inflamação Aguda


"Resposta inflamatória imediata e inespecífica do organismo diante da agressão".

A inflamação aguda é dita imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Idosos tem mais propensão à doença


Uma descoberta pode revolucionar a vida de milhares de pessoas que lutam contra o Alzheimer. Cientistas britânicos e franceses identificaram os genes básicos responsáveis por um em cada cinco casos da doença, além de sugerir a possibilidade de que possa ocorrer por causa de inflamação no cérebro.

Caso a hipótese seja confirmada, anti-inflamatórios comuns à venda no mercado podem ajudar a enfrentar o mal. De acordo com o site Daily Mail, a descoberta foi a maior em 15 anos de luta contra a doença degenerativa. "O avanço deve acender inúmeras novas idéias e colaborações na corrida pela cura", disse Rebecca Wood, do fundo de pesquisas de Alzheimer.

No maior estudo sobre o caso já feito, mais de 80 cientistas escanearam o DNA de 16 mil pessoas em oito países, incluindo 6 mil pacientes com Alzheimer. A pesquisa descobriu que uma resposta indevida do sistema imunológico causa a inflamação cerebral, que poderia ser combatida com uma aspirina comum por dia.

As descobertas foram divulgadas no jornal Nature Genetics. Ainda podem levar anos para identificar os elementos químicos para uma droga específica. Assim que mais genes sejam descobertos, é provável que sejam feitos mais testes e uma pesquisa ainda maior para identificar outros elementos chave da doença.

sábado, 5 de setembro de 2009

Dieta de menino com alergia a comida custa R$ 9 mil por mês


Toda vez que João Vithor, de 4 anos, come um alimento proibido “A barriga fica grande, a bochecha fica [inchada], o cabelo vai lá para cima e o olho fica desse tamanho”, descreve o menino.

Ele tem alergia quase completa a comida. Só pode consumir um tipo especial de leite - que custa R$ 450 a lata e carne de rã.

“Só a dieta do João fica em torno de R$ 9 mil por mês. Aí tem a da Nicole também”, calcula a mãe de João Vithor e Nicole, Poliana da Cruz.

O cardápio da irmã, Nicole, é ainda mais restrito. Para ela, nada de rã. Só leite. A prefeitura de Goiânia banca o tratamento, mas a mãe diz que às vezes a ajuda atrasa. “Quinze dias que falta o leite significam 15 dias que vai passar fome”.

Francelene, de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, também reclama da demora do governo. Ela diz que acabou se endividando para manter o estoque de leite de Guilherme, o filho alérgico a comida. Preço: R$ 550 a lata. Diz que pegou empréstimo com agiotas, quase perdeu a casa, e até pediu dinheiro na rua.

“Ele doente, muito fraco na cama, eu chorando, ele acordou e falou: ‘mamãe, por que você está chorando? Mamãe, não chora, não. Não chora, não, porque eu vou levantar desta cama e eu vou ganhar o leite’”, lembra a mãe de Guilherme, Francelene da Silva.

É difícil eles entenderem que não são como as outras crianças.

“Chega ao shopping, eu não posso ir nem na praça de alimentação com ele, porque ele vai sentir o cheiro da comida e vontade de comer”, lamenta o pai de João Vithor e Nicole, Roger Rios.

Alergias graves estão se tornando cada vez mais comuns, como mostra uma série especial da BBC que o Fantástico começou a exibir domingo passado.

“Por volta de 30% da população mundial tem alergia. Acreditam até que até o final do século isso deve chegar a quase metade da população”, informa o vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia Fábio Castro.

Alergia é uma batalha exagerada do organismo para expulsar um corpo estranho. Existem várias explicações, nenhuma definitiva. Os cientistas apostam numa combinação de genética com exposição a poluentes e outros produtos químicos da vida moderna. A batalha contra a asma em duas ilhas ilustra a teoria.

Barbados, no Caribe: os casos de asma aumentaram dez vezes nos últimos 20 anos. Atingem, hoje, 20% da população. Para os médicos, uma epidemia.

"A explicação pode estar no processo acelerado de urbanização do país, com muito mais carros e poluição", diz a alergista Kathleen Barnes.

O fator hereditário da asma começou a ser desvendado em um lugar perdido no Atlântico Sul. Tristão da Cunha é a ilha mais remota do planeta. São sete dias de barco para chegar até aqui. Pelo isolamento extremo, é um laboratório natural para estudos genéticos. Metade da população tem asma. Um índice sem igual no mundo. O motivo: os cerca de 300 habitantes descendem de apenas sete famílias.

O casamento entre parentes acabou espalhando o gene da asma. Quem investigou a linhagem dos moradores e isolou o gene foi um cientista brasileiro - Noé Zamel, da Universidade de Toronto, no Canadá. Mas ele é cauteloso.

"A descoberta não explica todo o problema da asma. É apenas uma peça do quebra-cabeça", destaca o professor da Universidade de Toronto Noé Zamel.

Existe também uma hipótese evolutiva. Pesquisas mostraram que o anticorpo que dispara a maioria das alergias tinha uma função bem diferente nos primórdios da humanidade. O IGE era uma proteção contra parasitas que infestavam o homem há milhares de anos.

Em pouquíssimo tempo, na escala biológica, a urbanização, os remédios e os hábitos de higiene transformaram nossas vidas. Sem ter o que combater, o IGE voltou suas armas para invasores inofensivos - poeira, por exemplo.

Mas e quando o inimigo parece atacar por todos os lados? Em Houston (EUA) pessoas se dizem tão alérgicas que nem a equipe de tevê pôde chegar perto. Eles sofrem de "sensibilidade química múltipla". A portadora de sensibilidade química múltipla Nancy Van Afflen só dirige de luvas. "Sou alérgica ao vinil e ao poliéster", ela diz.

A máscara e o cilindro de oxigênio protegem contra supostas toxinas no ar. Dentro da casa, tudo esterilizado. Os móveis foram adaptados. "Esse compensado não leva resina, nem formol. A cola é à base de soja", mostra Nancy.

Para alguns médicos, a explicação para a "sensibilidade química múltipla" talvez seja psicológica. Como Nancy, muitas pessoas acreditam que têm alergia, mas nem sempre isso é verdade.

"Talvez apenas 1% ou 2% dos adultos sejam realmente alérgicos", afirma a psicóloga Rebecca Knibb.

Muita gente também confunde alergia com intolerância. Alergia é uma resposta de defesa do corpo, geralmente imediata. Coceira, espirros ou falta de ar são alguns dos sintomas. Já a intolerância, de efeito mais lento, é a falta de enzimas, que são um tipo de proteína para digerir certos alimentos.

“O alimento fica pesado, às vezes fica tendo uma diarréia contínua, toda vez que come aquele alimento”, explica o alergista Fábio Castro.

Alergia não tem cura, mas pode ser controlada. Guilherme, de Petrópolis, tem voltado a comer aos poucos.

“Peito de peru, coelho, frango. Às vezes reage bem mal”, comenta a mãe de Guilherme, Francelene da Silva.

Em Goiânia, Nicole e João Vithor ainda não tiveram essa sorte. “Ele mesmo fala que papai do céu está curando ele, e que ele logo vai ficar bom e vai comer de tudo”, diz a mãe dos meninos.

“Vai ter leite de vaca, bolo no meu aniversário, quando eu sarar”, planeja o pequeno João Vithor, de 4 anos.

Reportagem do Fantastico

Motivos para realizar um exame de Bilirrubina


Este exame é útil para determinar se um paciente tem alguma doença hepática ou ducto biliar bloqueado. O metabolismo da bilirrubina começa com a descomposição de glóbulos vermelhos por células fagocíticas. A hemoglobina é decomposta em heme e globina. O heme é convertido em bilirrubina, que é então transportada pela albumina no sangue até o fígado. No fígado, a maior parte da bilirrubina é conjugada (anexada quimicamente) a uma glucuronida antes de ser excretada na bile. A bilirrubina conjugada é chamada de bilirrubina direta; a bilirrubina não-conjugada é chamada de bilirrubina indireta. A bilirrubina total do soro é igual a bilirrubina direta mais a bilirrubina indireta. A bilirrubina conjugada é excretada na bile pelo fígado e estocada na vesícula biliar ou transferida diretamente ao intestino delgado.

A bilirrubina segue seu processo de metabolização por bactérias nos intestinos, se convertendo em urobilinas, que contribuem para a coloração das fezes. Uma pequena porcentagem destes compostos são reabsorvidos e ocasionalmente aparece na urina, onde são chamados de urobilinogênio.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Calcio no Organismo


O corpo humano adulto tem entre 1 a 2 quilogramas de cálcio, dos quais 90% estão localizados no esqueleto e dentes, na forma de hidroxiapatita. Cerca de 500 mg de cálcio são mobilizados dos ossos pela osteólise osteocítica e redepositados no novo tecido osteóide aposto a cada dia. Em uma dieta normal ingere-se de 600 a 1000 mg de cálcio por dia, a maior parte sendo excretado pelo tubo intestinal, pelos rins e pela sudorese.
A absorção do cálcio se dá no duodeno por transporte ativo dependente de proteínas, e é inibida na deficiência de vitamina D, na uremia, e no excesso de ácidos graxos. A calcemia normal fica entre 8.8 a 10.4 mg%. A manutenção desses níveis adequados de cálcio é parte importante no tratamento de diversas enfermidades e merece a atenção de vários profissionais ligados à saúde. No plasma, o cálcio está presente sob a forma de íons livres - importantes na regulação da coagulabilidade sangüínea e da irritabilidade neuromuscular; ligados a proteínas e em complexos difusíveis.
Quando sais (fosfatos, carbonatos e citratos) de cálcio (e também de ferro, magnésio, e outros) são depositados em tecidos frouxos não osteóides, em órgãos parenquimatosos, na parede dos vasos, e em pleuras ou meninges, enrigecendo-os, dá-se o nome de calcificações ou mineralizações - patológicas ou heterotópicas.
Convém salientar que apesar de essencial, o cálcio é um elemento tóxico para as células. Por essa razão existem mecanismos diversos e complexos para manter um elevado gradiente de concentração com cálcio intracitoplasmático rigorosamente baixo. Isto permite o seu papel como segundo mensageiro na tradução dos sinais participando de importantes processos como ativação, secreção, contração, exaustão e mesmo a morte celular. Sem dúvida, o cálcio pode ser considerado como a "adrenalina da célula"...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Vitiligo - Despigmentação da pele


É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. Também é possível que haja despigmentação do cabelo. É freqüente em 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. O diagnóstico em doentes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral.
Não possue causa esclarecida e nem tem como previnir, sabe-se que pode estar ligado ao sistema imunologico e tambem pode ser desencadeada apos um trauma, fisico ou mental.
As areas da pele que aparecem essas manchas ficam sensiveis a luz do sol, podendo o paciente ter queimaduras facilmente.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Microbe Combat




Microbe Combate é um jogo em que você assume o controle de uma celula fagocitaria.
Jogue agora!

O que é a tatuagem?


Os pigmentos das tatuagens ficam na parte superior da pele,uma “rede” de tecido conjuntivo circunda os fibroblastos q contem a tinta e prendem, imobilizando a célula, o tempo de vida desse fibroblasto é desconhecido podendo ficar por toda a vida do individuo.
Com o tempo as tatuagens aparecem foscas ou borradas, principalmente em algumas cores especificas como, azul, verde, amarelo, acredita-se que as partículas de tinta estão mais internamente na derme.
Normalmente a tinta de tatoo não causam nenhum dano a pele, porem alguns pigmentos podem gerar alergias.