terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mioma




Miomas ou fibromas, são tumores benignos (não cancerosos) do útero.
No entanto, eles têm um suprimento sangüíneo muito abundante, podendo causar dor e sangramento ginecológico. Nos últimos anos, foi criado um novo tratamento, que consiste em bloquear o fluxo sangüíneo das pequenas artérias que levam o sangue que alimenta os miomas. Isto leva a uma parada da hemorragia ginecológica e também a uma redução no tamanho dos miomas.

Este tratamento pode evitar, em um grande número de casos, procedimentos mais agressivos como uma miomectomia (cirurgia de retirada dos miomas) ou uma histerectomia (retirada do útero). A parte sadia do útero continuará a receber sangue por outras artérias.

Um dos tratamentos mais efetivos para corrigir sangramentos de origem ginecológica, consiste em cortar o fluxo de sangue para o local de origem do sangramento. Este tratamento é conhecido por “embolização”. Ele é executado por um médico radiologista intervencionista, que utiliza um finíssimo tubo (cateter) que é introduzido e usado para bloquear a artéria que está levando sangue para o local da hemorragia, Após as artérias serem bloqueadas, a hemorragia para progressivamente.

Se os miomas são a causa da hemorragia e o seu suprimento de sangue é cortado, eles tendem a diminuir significativamente de tamanho.

Menstruação e fertilidade:

Como o revestimento interno do útero chamado endométrio, não é removido, ele permanece sensível aos estímulos hormonais. Este procedimento não interrompe a menstruação normal. Ele apenas interrompe o sangramento anormal devido aos miomas.

Da mesma forma, tudo indica que o procedimento não afeta a fertilidade. Temos em nosso serviço diversos casos de gestações normais, levadas até o final, em pacientes que sofreram embolização de miomas uterinos pelas mais diversas razões. Por isso, você não deve parar de usar o método anticoncepcional que vinha usando antes do procedimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário