quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Doenças do Fígado



São várias as doenças que podem atingir o fígado. Os sintomas variam conforme a gravidade do paciente, mas alguns dos mais comuns são: icterícia, retenção de líquido, fadiga, tendência ao sangramento, fraqueza muscular, urina escura, náuseas e vômitos, fezes esbranquiçadas e confusão mental.

Dependendo dos danos causados ao órgão pela doença de base, podem ocorrer alterações na absorção de vitaminas e nutrientes, acúmulo de substâncias tóxicas no organismo e redução da produção de proteínas e outros fatores necessários para a coagulação sangüínea.

Se a alteração hepática for muito grave, o transplante pode ser necessário.

Entre as principais doenças que podem atacar o fígado está a hepatite, doença inflamatória que compromete as suas funções. Pode ser viral, auto-imune (ou seja, o sistema imunológico passa a reconhecer seus próprios tecidos como estranhos e a atacá-los) ou causada pela reação ao álcool ou a medicamentos. Há vários tipos de hepatite viral, designadas pelas letras A, B, C, D e E.

Outros tipos de hepatite, como as secundárias a doenças metabólicas, genéticas, infiltrativas, devido a colangite esclerosante e a atresia das vias biliares (doença que causa obstrução do fluxo da bile como conseqüência do fechamento total ou parcial dos ductos biliares, causando acúmulo de bile no fígado) são menos freqüentes que as infecciosas. A hepatite alcóolica é bem freqüente. O álcool produz lesões no fígado que podem agravar outros tipos de hepatite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário